terça-feira, 27 de março de 2012
Cavalo Holsteiner
Origem
Raça selecionada no norte da Alemanha, região de Schleswig e Holstein, através do cruzamento de garanhões Puro Sangue Inglês com éguas de grande porte existentes na região. Os antigos cavalos de Holstein sofreram inicialmente pequena infusão de sangue Oriental e Andaluz, tendo sido considerados os melhores cavalos de carruagem do mundo, pelo seu grande porte, força, andamentos elevados e flexibilidade. Posteriormente, atendendo à demanda de cavalos para os esportes hípicos, foram cruzados com garanhões Puro Sangue Inglês, Anglo-árabes e Anglo-normandos, tornando-se uma das mais importantes raças de cavalos de salto e adestramento da atualidade.
Características
Cavalo de grande porte;
Com altura média de 1.70m.;
Ótima estrutura;
Bom caráter e temperamento;
Linhas harmoniosas;
Cabeça de comprimento médio, de preferência com perfil reto;
Pescoço bem lançado e levemente arredondado na linha superior;
Cernelha destacada;
Linha dorso-lombar média; garupa forte;
Membros fortes;
Com andamentos cadenciados, elevados e extensos, tendo excelente mecânica e grande potência para o salto. São admitidas todas as pelagens, porém a predominante é a castanha e a tordilha.
Aptidões
Indicado para os esportes hípicos de salto e adestramento.
Cavalo Holsteiner
História
Originado na região de Schleswig-Holstein no norte da Alemanha é produto de um programa sistemático de seleção de mais de 700 anos, conduzido por fazendeiros que produziram um cavalo elegante de equitação e carruagem que poderia também trabalhar no campo.
Características
O Holsteiner moderno tem tamanho médio, partes traseiras fortes e poderosas. Sua garganta arqueada levanta-se de um ombro bem dobrado a uma cabeça pequena com um olho inteligente grande.
Aptidão
Considerado um dos melhores de carruagem do mundo, são destaques nas disciplinas Olímpicas como o adestramento clássico e o salto.
No Brasil
Em 1935 foi importado o primeiro grande garanhão Holsteiner, Lord, servindo como base, junto a importantes animais de outras raças, no desenvolvimento da raça Brasileiro de Hipismo.
Altura(cm): 160-170
Porte: Leve
Pelagem: Todas
Uso: Sela
Perfil/Cabeça: Reto
Musculatura: Leve
O cavalo de Holsteiner é o produto da criação sistemática contínua na província do Northermost da Alemanha, Schleswig-Holstein, durante 750 anos.
Originalmente o cavalo foi avaliado por fazendeiros alemães pela força, firmeza e confiança, e pelo exército pela coragem e agilidade. A mecanização e as condições na guerra necessitou uma nova direção para a Raça.
O Holsteiner desenvolveu-se em um animal esportivo, particularmente para saltar, condução e eventos. Isto era realizado por cruzamento cuidadoso com animais PSI e sangue Anglo-normando que somaram elegância, refinamento e habilidade de salto ao caráter superior da Holsteiner.
O Holsteiner moderno é de tamanho médio, forte parte traseira e lombo. O pescoço curvado sobe de uma maneira bem angulada e a cabeça é pequena com grandes olhos. Este conformação se adapta facilmente aos movimentos necessários para a pratica de esportes de modo expressivo e elegante.
Quando o Holsteiner começar a mover, a reputação dele como um dos melhores cavalos desportivos do mundo está segura.
A forte musculatura promove grande impulsão, com isso ele avança com elevação e suspensão, produzindo uma impressão de força, equilíbrio e elasticidade. Este movimento fluido, somado com inteligência renomada, vontade para trabalhar e temperamento dócil o transforma em um dos animais de esporte mais adequados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário